3 Alimentos saudáveis para crianças

Todos os pais se preocupam com a saúde e a segurança de suas crianças, mas se tem uma coisa capaz de fazer qualquer pai ou mãe perder o sono é a péssima alimentação de suas crianças. Fazer com que seus filhos comam alimentos saudáveis não é nada fácil, principalmente quando elas possuem acesso a tantos outros alimentos processados e industrializados.




É possível inserir alguns alimentos mais saudáveis na alimentação das crianças, mas antes disso é preciso disciplina:

Corte alguns hábitos das crianças

Retire da lista de compras alimentos industrializados que podem prejudicar a saúde de suas crianças e também o apetite delas, como por exemplo, bolachas, salgadinhos e chocolates. Isso não significa que eles nunca mais poderão comer esses alimentos, mas crie regras. Uma dica é liberá-los aos fins de semana quando as crianças se alimentarem corretamente ao longo da semana.
Faça substituições saudáveis, como incluir sucos naturais ao invés dos refrigerantes, frutas em lugar de doces, lanches naturais e integrais ou invés dos salgadinhos industrializados e de massas.
Ao invés desses péssimos alimentos, prefira esses 3 alimentos saudáveis para crianças:

Leite e seus derivados

Por conter grandes quantidades de cálcio, o leite e seus derivados são ótimos para todas as pessoas em qualquer fase, com qualquer idade. Mas para as crianças, é importante que elas consumam leite ao longo de todo o dia. Isso garante um bom desenvolvimento dos ossos e também dos dentes, sem contar que o cálcio também ajuda no crescimento.
Uma boa dica é incluir um copo de leite durante os lanches e no café da manhã. Queijos magros também possuem grande quantidade de cálcio e podem ser inseridos em sanduíches. Outra fonte rica de cálcio são os iogurtes, que podem ser acrescentados inclusive no lanche da escola.

Frutas

Crianças gostam de doces e as frutas são adocicadas, saborosas e possuem muitas vitaminas saudáveis para as crianças e também para os adultos.
Elas podem ser oferecidas como sobremesa após as refeições em porções individuais ou ainda nos lanches da manhã e/ou da tarde. As melhores frutas para isso são os morangos, kiwi, melancia, mamão entre outras.
Existem ainda outras formas das crianças consumirem frutas, como em sucos, saladas de frutas ou ainda em vitaminas, que com adição de leite tornam-se um alimento completo para as crianças.

Ovos

Os ovos são uma grande fonte de proteína, que é fundamental para o desenvolvimento e crescimento muscular. Para as crianças, os ovos são ótimos para um crescimento saudável.
Eles também possuem outras propriedades altamente nutritivas, como as vitaminas do complexo B e D, ômega 3, ácido fólico, selênio, ferro e zinco. Tudo isso ajuda no desenvolvimento tanto do corpo como do cérebro e o seu funcionamento.
Outra vantagem dos ovos é que eles podem ser servidos de diversas formas, como cozidos, mexidos, fritos e também como omelete, que pode ser acrescentando outros alimentos como legumes, queijos magros e até carnes.
É importante lembrar que além de incluir alimentos saudáveis na dieta de suas crianças os pais também precisam passar o exemplo. Evite alimentos ruins e defina os horários das refeições para serem feitas em família.
Minha dica final é seguir o conselho da minha amiga nutricionista, Cecilia Gimenez do portal FimPRO. Além de conciliar uma alimentação saudável, ela aconselha a fazer alguns pequenos exercícios físicos leves, confira os exercícios elencados pelo FimPRO. Unindo o útil ao agradável, afinal qual criança que não gosta de se exercitar e brincar? É uma meta simples de conseguir.


Espero que tenham gostado! Por hoje é só, até a próxima! ;D

*Este texto e colaboração da Elizabeth Johnson

Comentários