A arte de lidar com os sentimentos


Acho que a coisa mais complicada e ensinar uma criança a lidar com seus sentimentos. 




Aprendi recentemente que meu filho tem que aprender a superar suas frustrações, sim ele irá se frustar! Para mim isso era algo muito absurdo, agora vejo que o absurdo era eu não querer que ele se fruste.

Eu pensava que era errado ele chorar por algo que não o agrade, como por exemplo quando tenho que trabalhar e preciso deixar ele na escola ou na casa da avó. Ele não quer ficar lá porque ele prefere estar comigo. E nessa situação eu ficava muito desconfortável, primeiro que eu pensava que o choro dele iria incomodar os outros, segundo que eu era a pior mãe do mundo por não ficar com ele (sim, eu pensava nisso, sim, eu sou humana, sim eu erro), mas graças ao meu bom Deus eu pude compreender que o choro ou a reação que ele vier a expressar e algo normal ou algo natural, e a forma que ele achou para demonstrar o seu sentimento. Entendi que o máximo que posso fazer e ter empatia, falar que entendo que ele não está feliz com a situação, mas que ele vai ter que aceitar isso, porque a mamãe precisa trabalhar. 

Então e importante lembrar que:
  • Seu filho é único, então respeite o tempo dele (no meu caso, Heitor tem 5 anos e ainda chora ao se separar de mim, tudo bem,acredito que com o tempo o vinculo que temos desde a barriga ira se romper, e assim ele irá conseguir lidar com o fato de que alguns momentos ele estará longe de mim e conseguirá ficar bem).
  • O seu filho tem que aprender que não pode ter tudo o que quer (Sim, isso é fato! Isso acontece com nós adultos, e quando não temos ou não conseguimos o queremos nos decepcionamos e natural que com as crianças aconteça o mesmo)
  • Lembre-se você é uma boa mãe! (Mesmo com todos os nossos erros, nos erramos tentando acertar, e veja quando erramos sempre procuramos uma forma de consertar ou melhorar como mãe ou pai, como pessoa)
Lembre-se de todas as coisas boas que você já fez, veja que na maioria das vezes você acertou, e que os "erros" são apenas detalhes! Não importa o que os outros fale, você sabe que o seu filho será uma pessoa do bem, porque foi criado com muito amor!

Comentários