Bruxismo: Como proceder quando seu filho direciona toda a ansiedade aos dentinhos ainda de leite?


Odontopediatra explica que o  problema ocorre em crianças e pode afetar a dentição na vida adulta. Conheça as principais causas e como agir




De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38% das crianças rangem ou apertam os dentes.  Esse ato, conhecido como bruxismo, ocorre inconscientemente de dia ou durante o sono e exige atenção redobrada dos pais, já que pode provocar dores nos dentinhos, perto do ouvido e até acarretar o amolecimento dos dentes e sangramento da gengiva. A seguir, a odontopediatra Daphene Ozelame aponta as principais causas e as soluções.

De onde surge o bruxismo?
Segundo Daphene, as causas variam e podem decorrer devido a um estresse emocional, tensão ou até mesmo pode ser genético. “Cerca de 21% a 50% dos pacientes que rangem os dentes tem parentesco direto com alguém na família acometido com o problema”, afirma.

A dentista especializada em atendimento infantil explica ainda que crianças com obstrução de vias aéreas superiores, síndrome da apneia obstrutiva do sono ou que apresentam doenças neurais, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tendem a desenvolver o bruxismo significantemente. 

O que fazer?
 ”A primeira atitude que os pais devem ter é observar no dia a dia, sempre que o pequeno acordar, alguma reclamação de dor no dente, perto do ouvido ou na cabeça”, explica. E completa: “ Outro ato importante a fazer é levar o pequeno regularmente para consultas com o dentista, pois ele vai identificar se os dentes estão desgastados, por exemplo, e fazer o diagnostico e o tratamento adequado”. 

De acordo com Daphene, é possível controlar o bruxismo com algumas abordagens terapêuticas.  “Podemos, por exemplo,  proteger os dentes com o uso de placa de acrílico, que recobre a superfície dos dentes que estiverem em contato e alivia o sistema mastigatório. Mas, vale ressaltar que a criança está em constante crescimento dos arcos dentais, daí a importância do tratamento ser realizado corretamente e com um profissional de confiança”, conclui.  

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: image003Dra. Daphene Ozelame Costa
Formada em Odontologia pela USC, especialista em Odontopediatria pela FOB-USP, especialista em Ortodontia pela Instituição Hugo Trevisi e Credenciada Damon System e Invisalign.

Comentários

  1. Oi Gleysa!

    Nunca conheci uma criança com este problema. Mas, hoje vemos tanta coisa nas crianças, que antes só víamos em adultos, não é verdade?

    Por isso precisamos estar sempre alertas.

    Um beijo para você e outro em Heitor!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Eu e Heitor adoramos saber a sua opinião!
Responderei as perguntas por email!

Forte abraço de mamãe ursa!