Autismo

Ontem reprisou no programa Mais Você a matéria sobre autismo, isso foi muito bom para mim que desconhecia totalmente sobre o assunto, claro já ouvi falar, mas não sabia detalhes, o que mais me emocionou foi o depoimento de uma mãe ao final da reportagem, como é lindo e importante esse amor de mãe!!!!

Aconselho a todos a entrar e ver este arquivo, nele contém também o vídeo que é bem explicativo, mas aqui vou deixar um pequeno resumo do que se trata autismo.
  •  Síndrome de Asperger. Descrita pela primeira vez pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), é considerada uma forma de autismo mais branda. Seus portadores apresentam os três sintomas básicos (dificuldade de interação social, de comunicação e comportamentos repetitivos), mas suas capacidades cognitivas e de linguagem são relativamente preservadas. Na verdade, alguns até mesmo apresentam níveis de QI acima da média, motivo pelo qual a criança portadora da síndrome de Asperger é comumente representada como um pequeno gênio que descobre códigos e resolve enigmas. Entretanto, a síndrome de Asperger engloba aproximadamente 20-30% dos portadores de desordens do espectro autista.
  • Autismo 'clássico'. É o tipo descrito pelo médico austríaco erradicado nos Estados Unidos Leo Kanner (1894-1981). Kanner foi o primeiro a utilizar a nomenclatura "autismo infantil precoce", em um relatório de 1943, no qual [ele] descrevia 11 crianças com comportamentos muito semelhantes.
Durante muito tempo, o autismo era considerado uma doença psiquiátrica e os portadores eram internados em manicômios. É importante que o diagnóstico seja feito nos primeiros anos de vida. Com tratamento adequado, a criança pode ter progressos na área da linguagem, da comunicação e da socialização e muitos conseguem ser independentes na idade adulta. O Hospital das Clínicas, em São Paulo, está abrindo um programa de diagnóstico e intervenção precoce do autismo. O objetivo é que até o ano que vem o hospital ofereça exames para diagnosticar o autismo em crianças com menos de três anos. Mais Você

E vocês o que sabem sobre assunto??

Comentários

  1. Infelizmente eu não ví a matéria no dia, mais realmente é emocionante...A ente nunca pensa que vai acontecer com a gente, e as vezes acontece, e nada melhor que o amor pra curar essas coisas.
    Adorei o post explicativo, é isso que está faltando hoje em dia, informação para as pessoas...
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Não vi a matéria no dia. Mas é emocionante sim.

    Adorei o post!! Um assunto que é muito bom ser falado.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Eu e Heitor adoramos saber a sua opinião!
Responderei as perguntas por email!

Forte abraço de mamãe ursa!